A FAB (Força Aérea Brasileira) apresentou nesse final de semana seus primeiros Mi-35M Hind, assustadores helicópteros russos de ataque e transporte. Nós queremos paz – mas adoramos ter esses monstros por perto.
Quem ama carros geralmente gosta de aviões. Com um pouquinho de esforço, vira um aficionado por helicópteros também. Os Mi-35M (versão de exportação do Mi-24) são tanques voadores blindados de até 12 toneladas, equipados com dois motores de 2.230 cavalos cada.
O piloto fica no assento traseiro, para que o artilheiro à frente tenha amplo campo de visão na hora de selecionar alvos para os mísseis antitanque com até 6 km de alcance ou, em distâncias menores, apontar o duplo canhão de 23 mm montado no queixo em um suporte móvel. Nas asas, que ajudam a criar sustentação em velocidades de até 320 km/h, também podem ser fixados pods de foguetes não-guiados e casulos contendo mais alguns canhõezinhos.
Além dos dois pares de olhos, o Mi-35M utiliza uma combinação de sensores óticos que inclui sistemas de TV, infravermelho e laser. Em vôo, trata-se de um alvo grande e não tão rápido quanto um avião, mas há defesas: supressores de assinatura IR nos motores, receptores de alerta contra radares inimigos e lançadores de chaff (para enganar radares) e flares (para enganar buscadores de calor).
Vários outros helicópteros de ataque alinham equipamentos desse nível, como o Apache, o Cobra, o Tiger e o Havoc. Nenhum, porém, tem a capacidade de assalto do Hind. Além de todo seu armamento, ele pode transportar uma tropa de oito soldados para assumir posições em terra, ou evacuar feridos.
Um lote de 12 helicópteros foi adquirido por 300 milhões de dólares (junto com armamentos) para substituir os quase inofensivos Esquilo, e devem operar prioritariamente na Amazônia, o que faz todo o sentido. Mas a FAB tem certas frescuras difícieis de engolir. No mundo inteiro, eles são chamados de Mi-24 e Mi-35 Hind. Foi assim que sua legenda se consolidou. Foi assim que eles apareceram em Rambo III (ok, eram aparelhos franceses disfarçados de Hind). Por aqui, sabe-se lá por que, eles serão batizados de AH-2 Sabre.
Apesar de não ser tanto,já é bom, /medo desses helicopteros \õ
Nenhum comentário:
Postar um comentário